segunda-feira

Barnabé e Saulo em missão / Evangelização de Chipre

Havia na igreja, estabelecida em Antioquia, profetas e professores: Barnabé, Simeão, chamado 'Niger', Lúcio de Cirene, Manaen, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo.
Estando eles a celebrar o culto em honrra do Senhor e a jejuar, disse-lhes o Espírito Santo: "Separai Barnabé e Saulo para o trabalho a que Eu os chamei."
Então, ddepois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e deixaram-nos partir.


Enviados, pois, pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e ali meteram-se num barco, rumo à ilha de Chipre. Chegados que foram a Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Tinham também João como auxiliar. Percorreram toda a ilha até Pafos e encontraram lá um mago, falso profeta, judeu, chamado Barjesus, que estava ao serviço do procônsul Sergio Paulo, homem ponderado. Este mandou chamar Barnabé e Saulo, desejoso de ouvir a palavra de Deus. Mas o mago Elimas - assim se traduz o seu nome - opôs-se-lhe, procurando desviar da fé o procônsul. Então Saulo - também chamado Paulo - cheio do Espírito Santo, fitou nele os olhos e disse-lhe: "Ó criatura, cheia de todas as astúcias e de toda a iniquidade, filho do Maligno, inimigo de toda a justiça, quando é que cessarás de perverter os rectos caminhos do Senhor? Mas agora a mão do Senhor está sobre ti: vais ficar cego e, durante algum tempo, não hás-de ver o sol." No mesmo instante, caíram sobre ele o nevoeiro e as trevas e, voltando-se para todos os lados, procurava alguém que o guiasse pela mão. Vendo, então o que se tinha passado, o procônsul abraçou a fé, vivamente impressionado com a doutrina do Senhor.


Barnabé e Saulo partem assim na sua primeira viagem missionária em terras pagãs enviados pelo Espírito Santo, é Deus que age com eles. É quando eles estão preparados e centrados na sua fé que Deus faz descer sobre eles o Espírito Santo (imposição das mãos) e confia-lhes esta missão.

Sem comentários:

Enviar um comentário